Pesquisar

  • Endereço:

    Praça Frei Orlando, 90 - Fundos
    Centro
    São João del Rei - MG
    CEP: 36307-352

  • Telefone: 32 3373 4779
  • Email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
  • Facebook: facebook.com/bibliotecasjdr
Terça 26 Setembro 2017

Entrada da Biblioteca, 2014.

Primeira biblioteca pública a ser inaugurada na Província de Minas Gerais foi a que originou a instituição que atualmente conhecemos como Biblioteca Pública Municipal Baptista Caetano d'Almeida, que recebeu este nome em homenagem a seu fundador e principal incentivador. Baptista Caetano d'Almeida, empenhado no propósito de fundar em São João del Rei uma biblioteca pública para dar início ao seu projeto de promover a ilustração da vila, para assim colaborar com o objetivo maior de construir uma nação digna, fez encaminhar em 24 de julho de 1824, uma petição à Corte, solicitando autorização para criar uma Livraria Pública. Ela seria iniciada com uma coleção de livros de sua propriedade, sendo esse acervo original constituído, dentre outros títulos, pelas obras completas de Condillac, Mably, Raynal, Diderot, Buffon, Voltaire e pela Enciclopédia Methódica.

No pedido de autorização para criar a Livraria Pública de São João del Rei, Baptista Caetano d`Almeida destaca a importância e a necessidade de se poder contar com um estabelecimento desta natureza para promover a ilustração de um país.

No ano de 1824, foram feitas as primeiras tentativas de se inaugurar a Biblioteca. O Estado recusou-se prover qualquer tipo de recurso para sua manutenção ou ampliação. Dessa forma, somente em 1827 é que a então Livraria Pública da Vila de São João del Rei foi inaugurada, numa das salas da Santa Casa da Misericórdia. Segundo o discurso de inauguração da Livraria, que foi "recitado" pelo bibliotecário, "o estabelecimento de huá Biblioteca Publica em hum Paiz he sem duvida a primeira data da sua civilização".

Baptista Caetano manteve a suas custas a Biblioteca até 1836, vindo a falecer em 1838. A partir dessa data, a instituição ficou sob os cuidados da municipalidade.

Atualmente, a Biblioteca Municipal Baptista Caetano d'Almeida funciona em prédio próprio e, novamente, foi criado um grupo de "amantes dos livros" (SAB) Sociedade de Amigos da Biblioteca que busca promover a atualização, o aumento de seu acervo e sua revitalização cultural, através de vários projetos.

Todos os esforços em prol da Biblioteca têm como pano de fundo a vontade que seus livros continuem cumprindo o objetivo que Baptista Caetano d'Almeida tinha em mente quando iniciou seu "projeto civilizatório", pois, de acordo com as próprias palavras de seu fundador, a Biblioteca constitui "um dos mais úteis Estabelecimentos para o aumento da instrução da mocidade da nossa Pátria".

Download Free Designs http://bigtheme.net/ Free Websites Templates